TOP 10: Dicas para viajar de avião com os pequenos sem stress
As férias chegaram e é hora de viajar com a família. Para muitas mães é um stress viajar com criança pequena, só de pensar nas horas dentro do avião.... AHHHHHHHHHHH loucura total!!!
Parece difícil??? Mas com planejamento e organização é possível fazer uma viagem mais tranquila....
Então não se desespere!!
Hoje vou dar 10 dicas para você tirar de letra esse momento:

1) DOCUMENTOS
Ao planejar uma viagem a primeira coisa que você deve fazer é se informar sobre a documentação necessária para o destino escolhido. Essa documentação pode variar de acordo com o lugar de destino.
Se a viagem for internacional é necessário o passaporte e em alguns países o visto também é necessário. Além disso a carteira de vacinação também pode ser pedida.
ATENÇÃO: Se a criança for viajar apenas com o pai ou a mãe é preciso uma autorização de viagem internacional de menor. Esta autorização deve ser com firma reconhecida em cartório, caso contrário a criança será impedida de viajar.
2) COMPANHIA AÉREA
Veja com antecedência se a companhia aérea oferece facilidades para quem viaja com crianças. Ligue para o SAC, se informe, pergunte TUDO, pois nem sempre as informações são divulgadas e é preciso solicitá-las com antecedência.
Algumas companhias oferecem comida especial, bercinho (comporta crianças até 10kg/6 meses) etc. Então informe-se antes de viajar.
3) PEDIATRA E SEGURO VIAGEM
Alguns dias antes de viajar, leve a criança ao pediatra para ver se está tudo bem. Também é interessante pedir dicas de medicamentos de primeiros socorros que devam ser levados.
Nas viagens nacionais não se esqueça de levar a carteirinha do plano de saúde de toda a família. E nas internacionais não se esqueça de fazer o seguro viagem para todos.
Não ache que é bobagem, vocês podem precisar em caso de emergência!!
4) DECOLAGEM E POUSO
Na hora da decolagem e do pouso fazer com que a criança chupe ou mastigue algo (dar o peito, mamadeira, chupeta, algo para comer etc.) pode evitar o desconforto no ouvido devido a mudança de pressão.
Caso nada disso resolva... deixar chorar pode ser a melhor solução, pois o movimento de abrir e fechar a boca ajuda a diminuir a dor.
5) PLANEJE BEM A MALA DE MÃO
Leve na mala de mão tudo que possa ser necessário, mesmo que pareça exagero. Assim você estará preparada para qualquer imprevisto e não passará sufoco nas alturas.
-
Leve fraldas de sobra (nunca se sabe né?)
-
2 mudas de roupas (uma com roupas de calor e outra com roupas de frio)
-
1 casaquinho e uma manta, afinal nem sempre o cobertor oferecido no avião da conta da temperatura baixa (o ambiente costuma ser frio)
-
Itens de higiene (pomada, lenço umedecido)
-
Trocador (não é todo avião que oferece trocador e mesmo se oferecer é legal levar para colocar por cima e proteger seu bebê)
DICA: Separe os itens em pacotes plásticos fazendo kits: Kit higiene (fraldas e itens de higiene); Kit de roupas de calor; Kit de roupas de frio.... Assim quando precisar ir ao banheiro com a criança não precisará levar tudo, apenas o kit que for usar.
6) MOCHILA
No lugar da bolsa ou sacola do bebê prefira uma mochila. Assim suas mãos ficarão livres, sem ter que preocupar com a alça ou bolsa caindo do ombro.
Parece bobagem mas ter as mãos livres nessas horas faz toda a diferença, principalmente se você estiver sozinha!!!
7) HORÁRIO DO VOO
Em voos longos procure dar preferência aos horários que seu filho durma mais. Geralmente os voos noturnos são as melhores opções, pois a criança poderá dormir grande parte da viagem.

8) ENTRETERIMENTO
Leve brinquedos que entretenham mas que não façam muito barulho para não atrapalhar os outros passageiros. Uma boa opção são livros, material de desenho e tablet.
Ahhh não se esqueça de conferir se todos os downloads de jogos e filmes que você fez estão OK!! Se a criança for maior não se esqueça dos fones de ouvido.
DICA: Levar opções novas, um brinquedo que a criança ainda não tem. Nessas horas vale dar um presentinho simples, como por exemplo, uma calculadora baratinha. Os botões irão distraí-la garantindo mais tempo de tranquilidade.
9) COMIDINHAS
Leve o lanche e as refeições da criança. Planeje de acordo com os horários do voo para levar apenas o necessário e um extra em caso de emergência hehe!!!
Prefira alimentos mais fáceis e que se mantenham por mais tempo. Uma ótima dica são as refeições naturais e congeladas que já falei aqui.
Lembre-se de levar as comidinhas em uma boa bolsa térmica, embaladas em recipientes práticos e bem fechados.
10) O LUGAR NO AVIÃO
Crianças de colo: Procure ficar no primeiro assento, pois tem mais espaço. Se possível reserve um assento para o bebê, assim você poderá deita-lo na cadeira e todos viajarão mais confortáveis.
Crianças maiores: Prefira os assentos em que o apoio de braço levanta, assim ela poderá deitar no seu colo.

DICAS EXTRAS:
-
Vista a criança com roupas confortáveis e práticas de serem tiradas e colocadas.
-
Certifique-se com a companhia aérea se você pode levar o carrinho até a porta do avião ou se terá que despacha-lo antes.
-
Evite dar cafeína ou chocolate para as crianças antes do voo. Essas substâncias podem deixa-las mais agitadas.
-
Você deve ficar de olho se seus filhos estão incomodando algum passageiro. Caso algum passageiro chame atenção do seu pequeno não se irrite, você tem que entender que as pessoas não estão fazendo isso por mal ou para prejudica-lo.
-
Não esqueça a máquina fotográfica para registrar cada momento de diversão com a família.
São muitos detalhes né??
Mas organização é a chave de uma boa viagem com crianças.
Claro que imprevistos acontecem, mas não se irrite. Respire fundo e encare o desafio, como já está tudo organizado a viagem não será tão desafiadora quanto parece ser!!!
Espero ter ajudado!!
Boa viagem!!!
E você, já teve alguma experiência viajando de avião com crianças??
Tem alguma outra dica para esse momento??? Me conte nos comentários....