top of page

10 coisas que você NÃO deve fazer ao visitar um recém nascido

Você acompanhou toda a gravidez de uma amiga, prima, irmã ou cunhada e finalmente o bebê nasceu.... A vontade de sair correndo conhecer essa fofura é praticamente irresistível não é mesmo??

Mas muita calma nessa hora!! A chegada de uma criança é sim motivo de celebração, mas é preciso lembrar que nesse dia também nasce uma família que precisa se conhecer e se adaptar a nova rotina e mudanças.

As primeiras visitas ao recém nascido precisam sobretudo de bom senso e sensibilidade para compreender as necessidades do bebê e dos pais, principalmente quando existem outros filhos que requerem cuidados e atenção.

Então separei 10 dicas importantes para você não cometer nenhuma gafe na hora da visita:

Visitando Bebê

1) Maternidade/Hospital ou em casa?

Muitas mamães preferem receber as visitas na maternidade, pois podem contar com o suporte da equipe com os cuidados com o bebê. Além disso, também não precisam se preocupar com a casa e nem com o que servir.

Outras preferem receber em casa, por acharem mais confortável e por já terem passado uns dias com o bebê entendendo um pouco dessa nova rotina.

O ideal é perguntar, não tem segredo. E se os pais pedirem para esperar um pouco, não fique chateada, respeite o momento e espere para fazer a vista.

Algumas famílias preferem receber visitas após o 2º mês, pois já estão um pouco mais acostumadas com as mudanças e nova rotina.

2) Ligue antes

NUNCA apareça sem avisar. Sempre ligue antes e pergunte qual o melhor horário e dia para fazer a visita.

Respeite a disponibilidade da família, nada de fazer pressão e ficar insistindo.

Evite visitas noturnas ou interromper rotinas como sono, amamentação/alimentação ou banho.

3) Lave as mãos

Você chegou da rua, é importante lavar as mãos assim que chegar. Algumas mamães já deixam o álcool gel bem na entrada, não é frescura!! E se ela deixou ele ali significa que quer que você use, certo? Então lave as mãos e use o álcool, mesmo que não vá pegar no bebê.

 

4) Não pegue nas mãos do bebê e nem beije no rosto

Os bebês levam frequentemente as mãos à boca, por isso podem levar bactérias, vírus e outros microorganismos e sujeiras da mão para a boca.

Então não pegue nas mãozinhas e também não beije o bebê no rosto pois suas mãos e a mucosa da sua boca podem transmitir inúmeros vírus e bactérias.

Os bebês, principalmente os prematuros, tem uma imunidade mais baixa e ainda em formação, então deixe o carinho para a barriguinha e perninhas.

5) Visitas rápidas

As visitas devem ser curtas. Nesse começo é tudo novidade, os pais e o bebê ainda estão se conhecendo. É muita mudança e eles estão cansados, ficar fazendo sala e se preocupando com o que servir para as visitas vai deixa-los ainda mais cansados.

Então seja breve!! Leve um lanche, ajude a lavar a louça e pergunte se precisam de algo.

6) Não tire o bebê do berço

Nunca pegue o bebê no colo ou tire-o do berço sem a autorização dos pais, muito menos peça para acordarem o bebê. É importante respeitar a família, ele pode ter acabado de dormir ou estar indisposto (com cólicas por exemplo) e precisar descansar e você pode atrapalhar. Então não insista e respeite a rotina do bebê.

7) Hora de amamentar

Se estiver na hora do bebê mamar retire-se. Muitas mães preferem amamentar sozinhas, é um momento delicado e íntimo entre mãe e bebê. Respeite, pois ela pode se sentir insegura e dificultar a amamentação.

A amamentação é um dos momentos mais sensíveis e ansiosos para muitas mães no pós-parto. Os primeiros dias são muito importantes, a mãe e bebê precisam estar a vontade, confortáveis e confiantes nesse momento.

8) Segure os pitacos

Nas primeiras semanas a mãe está se adaptando ao novo papel e nesse momento tudo o que ela não quer é escutar palpites... Principalmente os inconvenientes hehe!! Isso pode deixa-la estressada, insegura, triste e irritada.

Então por melhor que seja sua intenção não dê palpites, dê apenas suporte, apoio e carinho. Evite comentários do tipo: "Esse menino está com fome", "É melhor carregar ela assim", "Coloque ele no berço se não vai ficar mal acostumado"...

9) Nada de visitas se estiver doente

Qualquer sinal de indisposição ou doença desmarque a visita. A visita deve ser adiada até você estar completamente recuperada e sem risco de contágio para a mãe e o bebê. Avise com antecedência para que a mãe posso se reorganizar.

10) Não fume e não use perfumes

Os cheiros fortes e intensos agridem e incomodam o bebê.  Sem contar que ele pode ter uma série de alergias ou irritações que ainda não foram diagnosticadas. Então evite expor a criança a cheiros desnecessários. Esqueça o perfume e não fume antes (muito menos durante) a visita.

 

Certo??

Muito importante respeitar a rotina da família e estar atento a suas necessidades. Saiba interpretar os sinais dos pais para saber a melhor hora de chegar e também de ir embora hehe... Garantindo assim uma visita bem sucedida!!

Ahhh e um detalhe... em tempos de selfie e redes sociais nada de fotografar e postar fotos do bebê sem a autorização dos pais hen?? ;)

bottom of page