O Pai: Como construir o vínculo com o recém nascido
Você esperou ansioso 9 meses para ver o seu filho(a) quando finalmente ele(a) nasce!!!
E agora?? O que fazer?? Como participar??
O laço entre mãe e filho(a) pode ser notado imediatamente após o nascimento. O problema é que nesse começo onde o bebê passa a maior parte do tempo mamando ou dormindo as vezes fica difícil saber o que fazer. Os pais muitas vezes ficam perdidos e as mulheres acabam se sobrecarregando e excluindo-o de alguns momentos. Elas não fazem isso de propósito.
Com muito carinho e atenção aos poucos o pai deve ir mostrando para essa mãe que ele também é capaz de ajudar e participar.
A participação do homem nos cuidados com o bebê não deve ser vista somente como uma ajuda para mulher e sim como um exercício de responsabilidade enquanto pai. O pai não precisa competir com esse laço entre mãe e filho, porém é muito importante que ele crie o seu próprio laço com o bebê.
Esse laço começa a se formar quando o bebê ainda está na barriga, ao acaricia-la, conversar com o bebê, participar e estar por perto. Esse vínculo se fortalece após o nascimento.
Hoje em dia existe um grande debate sobre a ampliação da Licença Paternidade. O prazo previsto por lei é de apenas 5 dias, mas algumas empresas oferecem aos pais 20 dias de licença. Essa discussão é muito importante, pois o pai também tem um papel fundamental nos cuidados com o bebê, principalmente nos primeiros dias onde a mulher também necessita de cuidados.
Então, como ter esse vínculo paterno??

Para criar essa conexão pai/filho(a) nada melhor do que o tempo que passarão juntos. Para ajudar, separei 5 dicas para os papais:
1) Seja presente e participe:
Pode parecer difícil trabalhar o dia todo e ainda estar presente. Mas te garanto que se você trocar quantidade por qualidade seu filho(a) ficará muito mais feliz. Então quando estiver com o bebê esteja 100% presente, nem que seja por 10 minutos. Desligue o celular, a televisão, foque apenas em vocês e seja somente pai.
2) Brinque:
Sim, os recém nascidos também curtem momentos de brincadeiras. Então tenha um momento de vocês e brinque, converse, cante, de preferência olhando nos olhos. Brinque sem medo!!
3) Contato físico:
É verdade que os pais interagem de uma maneira diferente que as mães e isso é ótimo. O modo de brincar mais físico do homem completa o modo delicado da mãe.
Use sling, canguru, pegue o bebê no colo. Valorize o toque de pele, o carinho e esse contato físico pois o bebê se sentirá mais seguro com sua presença.
4) Seja parceiro na hora das mamadas:
Caso o bebê esteja mamando no peito seja parceiro. Traga-o para a mulher na hora da amamentação e se ofereça para fazer o bebê arrotar. Assim você terá um momento só com ele(a) enquanto sua mulher ficará grata por poder descansar um pouco.
5) A hora do banho:
Dar banho no bebê é uma delícia e esse momento pode ser o seu momento especial com ele. Esse pode ser um momento do dia importante e divertido entre vocês. Um momento cheio de toques, olhares e carinhos.
Claro que não existe uma receita de bolo e nem uma fórmula mágica. Aos poucos com muito carinho, amor, atenção e cuidados essa relação vai se construindo e tornando-se cada vez mais forte.
Não tenha medo de errar!! O melhor pai para o seu filho é VOCÊ, assim desse jeitinho!!
Envolva-se a sua maneira e mãos a obra!!