Meu filho vai se desenvolver brincando?? Saiba quando começar a estimular os pequenos
Você sabia que a forma de brincar faz toda a diferença no desenvolvimento dos pequenos??
Eu conheci o trabalho da Flávia Cançado e fiquei encantada!! Ela é Fisioterapeuta em Pediatria, especialista em Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente.
Se engana quem pensa que esse tipo de intervenção é apenas para crianças especiais ou com algum tipo de atraso no desenvolvimento.... O trabalho dela é isso e muito mais!!! A Flávia também orienta a família, babás, pais e mães a estimularem os pequenos adequadamente de acordo com a fase e com os brinquedos adequados... Um trabalho super legal que vale a pena conhecer.
No post de hoje ela fala de quando você deve começar a brincar. Espero que goste:
O primeiro mês de vida do bebê é um turbilhão de novidades! Os pais aos poucos vão aprendendo a lidar com as fraldas, o banho, a amamentação e a nova rotina da casa.
Passada essa etapa, começam novas experiências de interação com o bebê.
A partir do 2° mês de vida, o bebê já responde com o sorriso social a algumas brincadeiras e o vínculo com os pais torna-se cada vez mais intenso. Nesse momento, muitos pais se perguntam: Será que já é o momento de brincar com meu filho?
E a resposta é: sim! A partir do 2° mês de vida já podemos começar as atividades direcionadas para estimulação do desenvolvimento. Porém, é importante saber duas coisas:
1) Como brincar: uma vez que o desenvolvimento tem um curso natural e as atividades devem ser adequadas para o que é esperado para aquela etapa.
2) A duração: para não estressar o bebê. "Estressar o bebê? Bebês ficam estressados?" Sim, um excesso de estimulação pode causar desconforto e irritação, sintomas do desgaste físico ou emocional.

Além disso, alguns pais questionam: mas o meu filho vai se desenvolver brincando?
Exatamente! A brincadeira não é uma simples diversão, ela é capaz de gerar diferentes estímulos para aumentar as conexões cerebrais e dessa forma, torna-se um excelente instrumento para o desenvolvimento de forma saudável e agradável.
Você que é pai e mãe de primeira viagem e tem dúvidas com relação às atividades adequadas para cada idade e qual brinquedo utilizar, podem procurar a ajuda de um fisioterapeuta especializado como a Flávia, que tem uma forma de acompanhamento indicada para essa situação.
E você, como anda estimulando seu pequeno??
Gostou?? Quer ver a Flávia por aqui mais vezes??
Deixe um comentário eu vou adorar saber...
Texto: Flávia Cançado - Fisioterapeuta em Pediatria - Especialista em Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente
(11) 9 8204-7274