top of page

7 Dicas para os primeiros dias com o bebê em casa

Ehhhh nasceu!!!! Que delícia!!!

Você passou 9 meses lendo, estudando, ouvindo conselhos, conversando com outras mães e se preparando para esse grande dia...  Quando finalmente ele chega, tudo o que você deseja é ir para casa com o seu bebê, não é mesmo??

Você já deixou algumas coisas no esquema e está tudo em ordem para chegar em casa??

Mas é aí que começa a aventura. Você pode até ter imaginado como seria essa nova rotina, mas na verdade não tem como saber... O nascimento de uma criança é também o nascimento de uma mãe e de um pai...

Tudo é novidade e aprendizado!!! A mãe e o pai estão conhecendo o bebê. Os primeiros dias com um recém nascido em casa não são nada fáceis... A mulher está cansada após o parto e se depara com uma rotina intensa e situações completamente novas!!

7 dicas para os primeiros dias com o bebê em casa

Pensando nisso, resolvi escrever esse post com 7 dicas que podem te ajudar a enfrentar esses primeiros dias:

1) Aceite ajuda:

Essa é uma dica muito importante: APRENDA A ACEITAR AJUDA!!! Um bebê demanda muita atenção dos pais, principalmente da mãe. Esse começo é uma adaptação, mãe-pai-bebê estão se conhecendo e se adaptando a nova rotina.

A mãe fica esgotada com a privação do sono e sua prioridade agora é o bebê. Então aprenda a delegar funções, peça ajuda e se alguém oferecer ACEITE.

Uma amiga/sogra/mãe/irmã/tia/papagaio/periquito ofereceu lavar a louça?? Arrumar a casa?? Levar comida?? ACEITE!!

Mesmo que as coisas não sejam feitas como você gostaria, deixe!! Delegue funções e aproveite essa ajuda para descansar, ir no banheiro, tomar um banho.... Acredite, você não terá tempo para NADA!! Qualquer ajuda é bem vinda!!!

 

2) Visitas, aprenda a dizer NÃO:

Todo mundo gosta de visitar o recém nascido... E sempre tem aquela visita que não vai embora NUNCA, não é?? Mas as visitas cansam muito, principalmente nos primeiros dias em que você está se adaptando, aprendendo a amamentar e conhecendo o bebê.

Muitas mulheres preferem receber visitas apenas na maternidade e em casa somente após o primeiro mês.

Não fique sem graça de falar para as visitas esperarem um pouco. Se possível peça para irem no final de semana, pois normalmente você poderá  contar com a ajuda do marido ou de outra pessoa.

Não mude a rotina do bebê por causa das visitas, respeite os horários das mamadas, sonecas e banho.

 

3) Durma quando o bebê dormir:

O bebê dormiu?? Ótimo, aproveite para descansar!!

Não importa se tem visita em casa, se a casa está uma zona... Deixe para lá. Se necessário peça ajuda.

Nesse começo a adaptação dia e noite nem sempre é fácil. Quanto mais você conseguir descansar melhor!!!

7 dicas para os primeiros dias com o bebê

4) A oscilação de humor é normal:

Após o parto ocorre uma queda brusca de hormônios e isso faz com que a mulher oscile entre crises de choro e momentos de alegria. Conte com alguém (uma amiga/mãe/sogra) para conversar e dividir esse momento. Se notar que esse  choro, tristeza e angustia estão indo longe demais procure ajuda médica.

A depressão pós parto é mais comum do que imaginamos. Já fiz um post sobre isso... Se quiser aprender a identificar este tipo de depressão  clique aqui.

5) Amamentação:

Amamentar nem sempre é fácil. Na verdade, na maioria das vezes, é um desafio. No começo o bebê pode não pegar a mama corretamente. É um momento de muita calma e aprendizagem.

Então tenha paciência e não desista... Amamentar não é automático!! Se tiver dificuldades não deixe de procurar ajuda. Existem profissionais especializados que vão te orientar corretamente!!

Amamentar é um ato de amor e doação!! Aumenta o vínculo entre mãe e filho!!!

Aqui no blog já fiz outros posts que podem te ajudar:

Pega Correta e Benefícios da amamentação

Posições para amamentar

6) Prepare a despensa:

Se possível, antes do parto deixe alguns pratos congelados, comidinhas e petiscos (para as visitas que chegam de surpresa), itens de alimentação e higiene pessoal.

Já deixe algumas coisas no esquema, assim você não precisa ficar preocupada. Depois que o bebê nasce fica complicado sair para ir ao supermercado ou fazer qualquer outra coisa.

7) Aprenda a filtrar os conselhos:

Uma tia que da um pitaco aqui.... A sogra que da outro ali.... a vó que da outro acolá....

Nesses dias o que você mais vai escutar será conselhos. Não vejo problemas, afinal para mamães de primeira viagem um bom conselho pode ajudar muito.

O problema é que muitos conselhos viram pitacos e passam do limite. Então minha dica é: se escutar algo que ache absurdo já descarte de cara. Se for algo que ache relevante, guarde e tente coloca-lo em pratica.... ele realmente podem ser útil.

 

Agora me conte, como foram ou estão sendo os primeiros dias com seu bebê em casa??

bottom of page