Dor no punho na gravidez e pós-parto: O que fazer??
Durante a gestação e após o parto a queixa de dor no punho é muito comum.
Na gestação a ação de hormônios como estrogênios, progesterona, cortisol e relaxina deixam as articulações mais flexíveis. Também ocorre uma maior retenção de água levando ao edema (inchaço) em membros inferiores, pés e tornozelos.
Esse edema também pode ser observado nos membros superiores e mãos. Quando ocorre uma pressão de terminações nervosas pode ocorrer fraqueza, parestesias (formigamento) e dor nessas regiões.
Além disso, no pós-parto os cuidados com o bebê exigem muitos movimentos com as mãos que se realizados de maneira incorreta podem desencadear esses sintomas.
Por isso duas síndromes são bem frequentes nestas fases: A Síndrome do Túnel do Carpo e a Síndrome de DeQuervain.
A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre pela compressão do nervo mediano. Este nervo passa por um canal estreito no punho chamado Túnel do Carpo. Devido a retenção de líquido na articulação ocorre um aumento das estruturas que passam nesse túnel, comprimindo o nervo.
Os sintomas mais frequentes são: dor, choque, dormência, formigamento e perda das destreza das mãos especialmente nos dedos indicador, médio e anular. Também pode dor ao flexionar (dobrar) os dedos e fechar as mãos. Em alguns casos esses sintomas podem irradiar para o braço e até para o ombro.

A Síndrome ou Tendinite de DeQuervain é uma tenossinovite, ou seja, uma inflamação da bainha tendínea dos músculos extensor curto e abdutor longo do polegar. A retenção de líquido na articulação somada a essa inflamação leva a uma compressão desses tendões levando a dor.
Os sintomas mais comuns são: dor, edema (inchaço) e formigamento na região mais externa do punho e polegar.

As duas síndromes podem levar a fraqueza e dormência nas mãos. Ao perceber qualquer sinal acima procure um médico para ter um diagnóstico correto e em seguida um fisioterapeuta.
Como prevenir e tratar???
Evitar o edema nas mãos através de uma alimentação equilibrada e com pouco sal. Hidratar bastante.
Realizar drenagem linfática também ajuda a controlar o edema. Mas tenha cuidado, só faça com um profissional especializado na área. Um edema significativo pode estar associado ao aumento de pressão arterial, por isso nunca faça sem a liberação do médico.
Fisioterapia com exercícios e métodos específicos para alívio da dor e edema.
A acupuntura também pode ser um ótimo tratamento alternativo.
Em alguns casos é necessário a imobilização do punho e polegar para alívio dos sintomas.
Evitar movimentos repetitivos com as mãos. Para isso é preciso fazer mudanças no trabalho e nas atividades de casa.
No pós-parto fique atenta a posição do punho e dedos ao pegar o bebê. Observe se não está fazendo muita força com o polegar, se não está deixando o polegar muito abduzido (afastado demais dos outros dedos), se o punho não está ficando flexionado (dobrado na direção do bebê). Tente manter os dedos e punhos relaxados durante as atividades do dia a dia e nos cuidados com o bebê.
É isso!! Se cuide!! Fique atenta ao seu corpo e se sentir qualquer desconforto não deixe de consultar um médico e/ou fisioterapeuta.
Fotos: Pinterest