top of page

Especial: Dia dos Pais

O post de hoje é dedicado aos PAPAIS, afinal eles também fazem parte do Universo Mamis!!

Pai é uma figura super importante em nossas vidas. As vezes o pai não é o biológico, em alguns casos pode ser a própria mãe, tia, avó, avô, vizinho... Não importa!!!

O importante é a presença, o carinho, o apoio, os ensinamentos...

Prepare-se para se emocionar.... Pois para completar esse texto recebi o depoimento de alguns papais. Veja o que é SER PAI para eles:

Dia dos Pais

"Ser pai é ficar preocupado com o preço da escola. Da melhor escola do mundo pros  filhos.

 

É ser o dono do trabalho mais difícil das redondezas: dar bronca e castigo duro, com dó no coração, e ainda fazer cara de mau.

 

É ter sempre o medo de os filhotes não estarem preparados pro mundo.

 

É perder uns belos cabelos por essas coisas e não levar nem a metade da fama de uma mãe.

 

Mas, no fundo......é um novo moleque, bobo e desengonçado no meio da meninada. Mais um moleque na casa. Um bobo alegre. Muito alegre!"  Pedro (37 anos) pai do Igor (6 anos) e da Nina (4 anos)

Dia dos Pais

"Ser pai para mim é a realização de um sonho, pra começo de conversa. E olhe que não sou muito sonhador.

 

Nunca tive preferência entre menino ou menina, e por mais clichê que possa parecer, eu só queria que tivesse saúde e soubesse amar e ser amado. E Deus me presenteou com esse anjo que me deixa sem ar só de olhar, que me enche de amor com um simples é inocente sorriso e que me deixa em paz só de encostar seu rostinho no meu ombro!

 

É a plenitude do ser humano, um amor inexplicavelmente imensurável! Quando ela abre um sorriso ao me ver e me diz 'papa', tudo que não seja ela perde o sentido! Obrigado por realizar meu único é grande sonho minha filha!" Phillipe (34 anos) pai da Sophia (1 ano e 4 meses)

Dia dos Pais

“Em 2005 com 23 anos e acabado de sair da faculdade, comecei a trabalhar em um banco em São Paulo. O ambiente era de muito trabalho, pressão e cobrança, mas tinha um único assunto que brilhava os olhos do meu chefe: a sua filha de 2 anos. Esse era o único tema que o fazia rir, que mudava o seu semblante, que o fazia falar da vida de uma forma carinhosa.

 

No final do dia, ele contava os minutos para sair do trabalho e chegar em casa a tempo de tomar banho e brincar com sua filha antes de colocá-la para dormir. Na época, eu achava aquilo tudo muito estranho, não conseguia entender que amor era aquele, porque ele achava tanta graça naqueles assuntos de pai e filha.

 

Hoje, 12 anos depois, compreendo totalmente aquele sentimento que transbordava nas conversas com o meu ex-chefe e me pego na mesma situação de entusiasmo ao falar sobre o Benjamin com outras pessoas”. Frederico (35 anos) pai do Benjamin (7 meses)

Dia dos Pais
Dia dos Pais

"Ser um verdadeiro pai é participar de todos os momentos, é estar disponível com alegria e apoio nos momentos difíceis. É apoiar com responsabilidade. Amar sem cobrar retorno.Repreender e corrigir quando necessário.  

 

É não exigir mas mostrar os caminhos corretos a seguir. Estar presente sempre. É  participar.

 

Enfim é fazer filho sentir saudade. Tudo isso de graça. Sem nenhum tipo de cobrança. Amor sincero. É sempre estar ali...... pertinho.

 

Agora ser vovô mesmo é o que é realmente muito bão." Helio (meu pai)

Dia dos Pais

"Ser pai é transformador, uma mistura de medo e coragem, preocupação com esperança, é um amor diferente e que cresce a cada abraço apertado ao som de um "papaiii" Marcelo (36 anos) pai da Manuela (1 ano e 7 meses)

Dia dos Pais
Dia dos Pais

"Ser pai é minha fonte da juventude. A oportunidade de, a cada fase, nascer, crescer, morrer e ... nascer de novo.


Quando crescia, trazia um bando de sonhos, ambições e vontade de vencer. Era um jovem competitivo, cheio de energia, mas era "individual".


Com a chegada dos filhos, vi que cada conquista pode ser muito mais simples e "do outro". Passei a ser "plural".
O sorriso, a cólica, o tombo, o falar, a escrita, os amigos, os sustos, a piada inesperada, o medo com o "futuro do mundo" ... como sofrer e vibrar tanto pelos sentimentos e conquistas de outra pessoa?


Como não havia pensado que era assim? Tão difícil, tão importante: conquistas em momentos simples.
Um dia era forte, herói, professor. Mas, muito rapidamente, me dei conta de que eu é que passei a depender deles.


Como rejuvenesce minha  alma cada "aperto de mãozinha no dedo indicador", "aquele bracinho esticado, tentando acompanhar os passos do gigante", o "abraço que mal chega aos redor do meu tronco". E o momento de renascimento ainda hoje, já "pré-adolescentes": a noite, fazendo-os dormir, ver um leve abrir de olhos, tentando descobrir se ainda estou lá, para buscar meu beijo despretensioso de boa noite.


Aquele sorriso pequeno, que mal se segura com o sono, mas que enche o coração desse pai, fazendo que eu me sinta criança novamente. É o momento que meu coração recebe "colo" desses serzinhos que mudaram o curso da minha vida e me ensinam a cada dia." Marcos (41 anos) pai da Carol (12 anos) e do Rafa (9 anos)

Quando o filho do meu irmão nasceu ele escreveu esse texto para o enteado. Olha que coisa mais linda:

"Quando fui pai pela primeira vez...

Naquele dia em que me vi pai , percebi assim, meio do nada. 
Havia um menino perguntador, sorridente, discordante e me vi pai.
Me vi sorrindo por ele, chorando por ele, contando meus centavos por ele, me divertindo com ele, brigando com ele e por ele.
No dia em que me percebi pai...
Vi que era meu aquele que me ensinava. Era o meu filho.
Poucas pessoas no mundo torceram por mim como meu filho torcia e torce. Ele é o meu time. Como ele me defende, como cuida de mim, como se importa!
Vejo nele minha vitória.
Espero que ele seja mais inteligente, mais forte, mais esperto, mais feliz! Porque se ele é, eu sou.
"Herança dos pais são os filhos" .
Minha herança, princípio de eu ser pai.
Não te apertei em meus braços quando nasceu, não estive lá em seus primeiros passos, não ouvi suas primeiras palavras...
Mas, espero que você esteja lá quando eu, velhinho e já sem forças, seja enfim recolhido ao NOSSO PAI que está nos céus.
Que me aperte em seus braços, que ampare meus últimos passos e que ouça minhas últimas palavras:
- Meu filho eu te amo.

Obrigado ETERNO pelos filhos que me deste." Daniel (37anos) pai do enteado Henrique (18 anos) e pai do Daniel (3 anos)

Lindo né? Cada pai a sua maneira e com seus significados!! 

Fotos: Cedidas pelos pais

Para encerrar deixo vocês com esse vídeo inspirador (como sempre) do Marcos Piangers:

bottom of page