Hora do banho: Como dar banho no recém-nascido
Você acabou de chegar da maternidade e é seu primeiro dia em casa com o bebê.... Está chegando a hora do banho e junto vem uma ansiedade e um certo medinho não é mesmo??
Muitas mamães e papais ficam tensos nos primeiros banhos, pois acham o bebê muito pequeno, "molinho" e frágil. Nessa hora nada melhor do que contar com o apoio de quem confiamos para tornar o momento mais prazeroso.
Alguns papais assumem essa função muito bem!! Já que a amamentação é o momento da mãe com o bebê muitos gostam de ter o momento do banho só para eles!! Isso é ótimo, além de ser uma ajuda valiosa, cuidar do bebê aumenta o laço pai/bebê e cria vínculos importantes.

Independente de quem for dar o banho, alguns cuidados devem ser tomados. Separei 6 dicas para tornar esse momento menos tenso e mais prazeroso:
1) Separe tudo:
Antes de começar separe tudo que vai precisar: banheira, toalha, produtos de higiene, fralda limpa, roupa limpa, algodão, cotonete, álcool 70%, shampoo e sabonete neutro...
Verifique se pegou tudo e se está tudo a mão antes de começar, afinal você não quer ter que sair correndo com o bebê molhado no colo porque esqueceu algo né??
2) Temperatura da água:
A temperatura da água deve ser morna, em torno de 36,5° a 37°. Nunca coloque o bebê com a banheira enchendo, pois a temperatura pode mudar ou você pode se enganar com a profundidade.
Coloque pouca água na banheira. Algumas tem uma marcação indicando a quantidade adequada.
Não precisa filtrar ou ferver a água, pode ser do chuveiro mesmo.
3) Prepare o ambiente:
Feche as janelas, prepare o ambiente deixando-o em uma temperatura agradável e livre de correntes de ar. Os recém-nascidos perdem calor muito rápido e sentem frio. Então é importante o ambiente estar quentinho em uma temperatura adequada.
4) Como dar o banho:
No primeiro mês como eles ainda são pequenos e molinhos você pode enrolar o bebê em uma toalha fralda para mantê-lo aquecido.
Tire a roupinha do bebê mas ainda deixe-o com a fralda. No primeiro mês como ele ainda é pequeno e molinho você pode enrola-lo em uma toalha ou fralda. Segure-o enroladinho apoiando o corpinho no seu braço e a cabeça na mão. Os ouvidinhos merecem atenção, use o seu polegar e o dedo médio para tampa-los e protege-los.
Com a mão que está livre lave a cabeça com um produto neutro e próprios para recém-nascido. Enxague bem e seque com a toalha.
O rosto deve ser lavado apenas com água. Volte o bebê para o trocador e seque bem o rostinho e a cabeça. Agora tire a fralda. Se estiver suja limpe as partes íntimas antes de colocá-lo na banheira.
Em seguida coloque o bebê na banheira, segure com a palma da mão a mão o tronco. Lave o corpinho. Não se esqueça das dobrinhas. Vire-o de costas e lave a parte de trás.
Aproveite para lavar o coto umbilical.
Ao terminar enrole-o em uma toalha-fralda com capuz e seque-o rapidamente, como eles perdem calor muito rápido podem sentir frio. Depois de seca-lo coloque a fralda, seque todas as dobrinhas e vista-o.
5) Como cuidar do umbigo:
Muitas mães tem receio, medo ou nervoso do umbigo. Mas é fundamental manter a área bem limpa para evitar infecções.
Após o banho umedeça um cotonete com álcool 70% (cuidado para não virar o álcool em cima do bebê, pois é muito gelado e se cair nele com certeza não será agradável), passe o cotonete em volta de toda a base da umbigo, de dentro para fora (limpando e levando a sujeira para fora). Depois passe em todo o seu comprimento.
O álcool além de limpar também ajuda o umbigo a secar.
Se alguém te pedir para cobrir, enrolar ou colocar uma moeda no umbigo esqueça. Não precisa de nada disso, basta mante-lo limpo e seco.
6) NUNCA deixe o bebê sozinho:
NUNCA, JAMAIS deixe o bebê sozinho (nem por 1 segundo). Não pense que dar uma fugidinha para buscar algo que esqueceu será rápido e não terá problema. O bebê pode cair ou até mesmo se afogar (bastam 2 centímetros de água)....
Por isso é importante se organizar e preparar tudo antes para não passar aperto!!
Lembre-se que é normal o recém-nascido chorar muito durante os primeiros banhos. Também é normal você ficar insegura, mas não se preocupe... A segurança vem com a prática.
Aproveite a hora do banho para interagir e curtir bastante esse momento do dia tão gostoso. O toque pode levar a um melhor desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Além disso também melhoram o humor, atenção e muitas vezes acalma e relaxa o bebê. Também aumenta o vínculo mãe/bebê , pai/bebê.
O banho também pode ser uma ótima forma de relaxar seu pequeno(a) antes de dormir.
Agora é com vocês!! Aproveitem o banho!!
Foto: Arroz Doce Fotografia