top of page

O que é Ser MÃE para VOCÊ? Milagre, renuncia, amor?

Muitas vezes me pego pensando sobre a maternidade... O que é ser mãe? Acho uma pergunta bem complexa de responder. Como ainda não sou mãe, fico só na imaginação do que realmente isso significa.

Para mim, ser mãe é algo divino, uma perfeição poder imaginar que nosso corpo é capaz de gerar outro ser, que ali no útero uma outra vida vai se formar e desenvolver... Mas não é só o físico que se transforma para receber esse novo serzinho em construção, é toda a vida da mulher, do casal, da família que irá mudar dali para frente.

Ser mãe é abdicar e abrir mão de muitas coisas e ao mesmo tempo ganhar outras. Deve ser muito gostoso ver cada dia de aprendizado e desenvolvimento daquele pedacinho seu no mundo. Também é uma responsabilidade ensinar e educar essa criança.

 

Nós mulheres hoje em dia somos muito cobradas, porque temos que ser Super Mulheres: trabalhar e ganhar dinheiro, cuidar da casa, cuidar dos filhos, fazer mil coisas ao mesmo tempo.... E no meio disso tudo decidir ser mãe é difícil!!  É ficar um tempo sem trabalhar (e talvez perder o emprego por isso); é as vezes não ter um companheiro e ter que ser mãe e pai ao mesmo tempo; é deixar de ter liberdade de fazer o que quer, na hora que quer; é ver seu corpo mudar; é ser criticada se volta a trabalhar rápido e deixa a criança na creche ou com a babá; é ser criticada por parar de trabalhar e se dedicar exclusivamente a profissão MÃE... É uma infinidade de coisas que se pararmos para pensar... desistiríamos!!

Por outro lado acredito ser um amor sem limites, aprender a cada dia, crescer e desenvolver junto!!

Para mim, essa é uma pergunta difícil de responder... Então resolvi pedir ajuda de mães de diferentes idades e fases. Veja o que elas responderam... Você vai se emocionar:

 

"O milagre da maternidade começa naquele exato segundo em que olhamos o teste, aquele de farmácia mesmo, e vemos as duas linhazinhas mais lindas da vida. Tudo muda desse instante em diante.

Já sou mãe!!

Para mim, ser mãe é ser transformada em uma pessoa melhor todos os dias, é pensar de que forma uma decisão, escolha ou atitude minha hoje vai influenciar em quem meu filho vai ser ou em que mundo eu quero para ele e nunca mais fazer qualquer escolha pensando apenas em si.

Ser mãe é se pegar pensando se vai dar conta de formar uma pessoinha nesse mundo tão doido e sentir medo, mas ao mesmo tempo se sentir uma leoa capaz de tudo para defender a cria que nem conhece a carinha ainda.

 

É sentar para conversar com o marido sobre como criar o filho tentando fazer o melhor e nesse instante compreender que seus pais erraram com você, mas sempre foi tentando acertar... E agora você entende isso com uma clareza que jamais imaginou ter.

 

Ser mãe é saber que mesmo estando sozinho em algum lugar, você nunca mais será solitário no mundo, sempre vai poder dizer eu tenho um filho e se encher de orgulho.

Mas ser mãe também é tornar-se boba, muito boba e não se importar com isso, afinal agora eu tenho um pedacinho meu dentro da barriga que já já estará aqui fora e isso é tudo o que importa. Rir sozinha passa a ser rotina de tanta felicidade por ter um pedacinho seu no mundo.

Ser mãe é perceber que o coração cresce tanto que 9 meses depois precisa sair, pois já não cabe mais dentro da gente e a partir daí ter que lidar com isso, com o coração fora do corpo.

Ser mãe definitivamente é estar mais próximo de Deus, se sentindo privilegiada por poder carregar o milagre da vida na própria barriga." (Betânia Santana 35 anos, a espera de Benjamin com 33 semanas de gestação)

 

"Ser mãe para mim é... sonho, amor, espera, expectativa, entrega, perdão, superação! Tudo começou pelo sonho de ser mãe, mas isto não bastou! Somente quando o meu "eu" ou o meu "ego" deixou de me suprir, permiti que o sentimento de amor transcendesse e pedi algo a mais, pedi vida!

Assim iniciou a vontade de ser mãe, dentro de mim faltava algo! Depois veio a espera, não depende de nós, da nossa vontade, tudo depende de um lindo mistério! De repente, o resultado, o positivo do céu! Felicidade!

Logo começa a expectativa do novo, do desconhecido, do sonho sendo realizado, muitos sentimentos estão presentes nesta fase!

 

É chegada a hora, maior emoção do mundo e se inicia a fase da entrega, onde tempo, corpo, amor e planos são doados! Nesta fase a minha foi minha maior companheira, percebi que não tenho controle de nada!

O perdão a mim mesma foi necessário, pois nunca serei perfeita! A cobrança é grande, mas não vale a pena o sentimento de culpa, me perdoo diariamente, aprendo com os erros e dou o meu melhor!

Por fim, a superação! São muito os desafios de ser mãe, mas acredito que quando nasce o filho nasce a mãe e superamos qualquer obstáculo... O que fica então? O sorriso!!" (Julia Lobo 32 anos, mãe de Maria de 2 meses)

 

"Ser mãe, é um sentimento maravilhoso sem explicação, nos invade sem limites, intenso, desfaz regras, não tem manual, tem fases, tem tanto!! Tanto... AMOR!!" (Celia Nahas 49 anos, mãe dos gêmeos Roberta e Rodrigo de 20 anos)

 

"Quando se fala em maternidade, tudo é superlativo: amor sem limites, doação sem limites, sacrifício sem limites, proteção sem limites... É tudo tão imenso que sentimos que transcende a nós mesmas e, realmente, ser mãe é o que mais nos aproxima de Deus porque nos torna partícipes da obra da criação.

 

E ... então... a criatura passa a ser o centro do nosso universo! Diante de tanta grandeza, o mais difícil são, justamente, os limites: somos mães mas não somos donas. Nossos filhos serão os donos de suas vidas e de seus destinos.

Nossa missão é árdua: temos que cria-los para serem livres. Filhos são como pássaros e temos que prepara-los para voar.

E alguns voam tão alto e tão distante que, embora orgulhosas, sentimos saudade do tempo em que cabiam em nosso colo, aninhavam as cabecinhas em nosso peito e ocupavam a maior parte de nossa cama, chutando as nossas costelas.

Eles um dia se vão, mas o importante é que tenham a certeza de que o ninho estará sempre pronto e aquecido para recebê-los.

 

E tudo se repete com cada filho, porque cada um deles é único. Filho não tem data de validade: é sempre filho, é amor pela eternidade.

Ser mãe é tudo isto e muito mais: preenche e dá um sentido maior as nossas vidas!!" (Eliane Doval 68 anos, mãe de Renata 42 anos, Fernanda 41 anos e Guilherme 37 anos)

 

"Ser mãe é conhecer uma força que desconhecemos. Força para se doar, ainda que haja exaustão. Doar seu corpo, seu seio, seu tempo, seu coração, sua alma... e sentir as energias renovadas de manhã por um sorriso banguela que enche o coração de alegria!

É se encantar com as descobertas, as dobrinhas crescendo no corpo, os primeiros sons... É descobrir um amor maior que você e tentar ser melhor por alguém!!" (Ana 30 anos, mãe de Helena 3 meses)

 

Para cada mãe um significado, mas no fundo todas compartilham o mesmo sentimento.... O AMOR e a TRANSFORMAÇÃO que um filho trás para a vida de cada uma!!!

E para você? O que é ser mãe?

 

Deixe sua resposta aqui nos comentários, eu vou adorar saber!!!

ser mãe
bottom of page