top of page

Amamentação: Entenda como é a pega correta

A pega errada é a principal razão de complicações e dificuldades na hora de amamentar.

No post passado eu falei das vantagens e benefícios do aleitamento materno, se você ainda não viu, clique aqui.

Hoje para complementar o post passado vou falar sobre a pega correta do bebê na hora da amamentação. A ideia é te encorajar a amamentar, a não desistir, pois no começo não é fácil e lindo como muitos contam por aí. É um momento de aprendizagem entre mãe e filho. A mãe precisa de apoio e buscar o máximo de informação possível.

Se você está tendo dificuldades para amamentar não se desespere, fique calma, e observe como está a pega do seu bebê na hora da mamada. Uma pega errada pode ferir sua mama, ocasionar dor ao amamentar, o bebê pode não mamar adequadamente sentindo fome e também pode levar ao desmame precoce.

Uma pega adequada é quando o bebê abocanha boa parte da aréola. Assim grande parte do seio  fica mais profundo em sua boca e ele consegue fazer movimentos ritmados com a língua contra a superfície do seio, sugando o leite de forma eficiente. Para que isso ocorra o bebê não deve abocanhar apenas o bico (mamilo) e sim a maior parte possível da aréola.

Pega correta amamentação

Mas como saber se a pega está correta?

  • O bebê deve abocanhar a maior parte possível da aréola (parte mais escura do seio) e não apenas o mamilo (bico).

 

  • A boca do bebê fica bem aberta, com as bochechas arredondadas, queixo encostado no seio e lábio inferior voltado para fora (como se fosse uma boca de peixinho).

 

  • A bochecha enche quando suga o leite.

 

  • A barriga e tronco do bebê voltados para a mamãe.

 

  • O nariz não encosta no seio e respira livremente.

 

  • A mamãe deve ficar em uma posição confortável.

 

Uma dica é não deixar o bebê com muita fome antes de mamar. Comece estimulando ele a abrir bastante a boca para abocanhar toda a aréola.  Faça isso tocando suavemente o mamilo na boca do bebê, assim você estimula o reflexo de busca e ele irá abrir um bocão.

Se perceber que a mama está muito cheia, faça uma massagem circular e retire um pouco de leite. Assim a aréola ficará mais macia e fácil dele abocanhar.

Pega correta amamentação

O tamanho ou tipo do mamilo não influencia, afinal o bebê deve pegar a aréola e não o bico, certo?? Sendo assim a forma do bico do peito ou tamanho da mama não interferem no sucesso da amamentação.

Se você estiver com dificuldades para amamentar, sentir dor, não tiver certeza se a pega está correta ou se o bebê está mamando o suficiente, PROCURE AJUDA de um profissional especializado ou procure o Banco de Leite mais próximo. Assim você receberá apoio e orientações adequadas para continuar firme nesta linda tarefa!!

DICA: Para facilitar ainda mais fiz um resuminho para te ajudar a visualizar o que é uma pega correta (veja imagem abaixo).

 

Além disso compartilho com você dois vídeos explicativos e super práticos da Pro Matre Paulista. O primeiro vídeo é sobre a pega correta e o segundo sobre mama ingurgitada. Confira:

Pega correta amamentação

A amamentação deve ser um momento prazeroso tanto para a mãe quanto para o bebê... É um momento único e de troca... É um ato de amor e carinho!!! Faz o bebê sentir-se querido e seguro.

Espero ter ajudado!!!

Me conte como foi ou está sendo sua experiência com a amamentação... O seu depoimento é muito importante e pode ajudar outras mamães!! 

Ahhhh não esqueça de compartilhar com as amigas!!!

bottom of page