top of page

Quarto Montessoriano: Você sabe o que é??

Maria Montessori nasceu em 1870 na Itália e foi uma das primeiras mulheres a formar-se em medicina em seu país. Impedida de exercer a profissão, pois naquela época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem, iniciou um trabalho com crianças.

Foi também pioneira no campo pedagógico ao dar ênfase à autoeducação do aluno. Desenvolveu o Método Montessori de Aprendizagem, utilizado até hoje, que tem como objetivo desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, estimulando a autonomia das crianças para que se expressem e aprendam por meio da liberdade.

Mas o que seria um Quarto Montessoriano??

O nome não é simples, mas a ideia é exatamente essa: SIMPLICIDADE!!!

Segundo a linha, os ambientes devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo. Uma decoração minimalista que permita estimular a criatividade e dar autonomia para as crianças.

É um quarto voltado para o bebê e não para os adultos!!!

Quarto Montessoriano

Um quarto sem berço??

Uma característica principal na decoração de um quarto Montessoriano é a ausência do tradicional berço do bebê. A proposta desse método vai muito além de uma simples decoração!!

No lugar do berço ou cama o colchão no chão da maior liberdade.

Os móveis e objetos devem ser na altura dos olhos dos pequenos para que possam explorar seus dormitórios e desenvolver sua autonomia e criatividade por meio de suas próprias experiências. Assim eles se expressam e aprendem por meio da liberdade e crescem livres e autoconfiantes.

Os brinquedos devem estar dispostos de forma que possam pega-los a vontade e também aprender a organiza-los. Para despertar interesse e não gerar monotonia ofereça aos poucos, faça rodízio e troque os brinquedos há cada 15 dias.

Também pode ser interessante além dos brinquedos colocar objetos da casa, utensílios de cozinha que não ofereçam riscos, como colheres de pau e copos de plásticos para eles explorarem.

Características principais:

  • Berço:  é substituído por um colchão no chão ou cama baixinha para a criança ter autonomia na hora de deitar e levantar. Para proteger o bebê ou a criança de cair da cama o ideal é colocar almofadas e travesseiros, fazendo barreiras.

Quarto Montessoriano
  • Barra na parede: Facilita que fiquem de pé e comecem a andar. Coloque coisas atraentes na barra como um brinquedo para despertar curiosidade e interesse. 

  • Espelho: Deve ser na altura da criança para que ela se reconheça. Deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso na parede (caso quebre os pedaços não vão soltar e machucar a criança).

Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano
  • Decoração: Esqueça enfeitas e muitos objetos. A decoração deve ser minimalista, para que a criança consiga desenvolver a concentração.

  •  Tapete ou tatame:  Bem confortáveis, coloridos ou com desenhos. Coloca-lo perto da cama para ficar confortável subir e descer. Também proporciona experiências sensoriais. Além disso delimita o espaço de brincadeiras para as crianças maiores.

  • Espaço: Deixe muito espaço livre para que eles possam engatinhar, arrastar e caminhar sem obstáculos.

  • Móbiles: Pode ser o primeiro objeto a fazer parte deste aprendizado.  São perfeitos para estimular visualmente seu bebê. No inicio o ideal é coloca-lo a 30 cm do recém-nascido. Como a visão nesse inicio ainda está em desenvolvimento o ideal é que seja preto e branco com diferentes formas. Depois vá introduzindo novas cores.

Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano
  • Armários e estantes baixos: na altura da criança para que ela seja capaz de pegar qualquer brinquedo ou livro que quiser.

  • Paredes: você pode fazer uma parede imantada, de quadro negro ou colocar um rolo de papel para a criança explorar e soltar a imaginação.

Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano

Dicas de segurança:

  • Evite móveis, prateleiras e objetos com quinas. Priorize as quinas arredondadas.

  • Não utilize quadros e artigos de decoração com vidro. Prefira sem ou com outro material, como por exemplo o acrílico.

  • Evite os pregos. Fixe os objetos na parede com fitas dupla-face.

  • Cuidado com móveis instáveis, que possam tombar.

  • Proteja as tomadas, gavetas e quinas.

Quarto Montessoriano
Quarto Montessoriano

A ideia é super interessante não é mesmo?? Deixar a criança livre para descobrir, crescer e aprender com as próprias experiências.

Acho que para um recém nascido, ficar sem o berço é um pouco desconfortável para os pais, imagina ficar abaixando no chão toda hora para colocar o bebê na cama... Haja coluna e joelho para isso, né? ;)

Mas para bebês acima de 6 meses, que já sentam sozinhos, arrastam etc acho essa proposta mais interessante e atraente. Qual a sua opinião?? Deixe nos comentários, eu vou adorar saber!!

Você pode adotar apenas um dos elementos ou se aventurar e montar um quartinho totalmente montessoriano, que tal??

Fique de olho, o próximo post será de Inspiração!! Um TOP 15 de quartos Montessorianos para você ter ideias e fazer um quarto lindo para o seu pequeno explorar!!! ;) 

Para ver o post TOP 15 que selecionei para você clique aqui.

Fotos: Pinterest, Bagagem de Mãe, The Blue Post, Just Real Moms, Casa e Jardim

bottom of page